Sebrae abre inscrições para os prêmios MPE Brasil e Sebrae Mulher de Negócios

Uma pequena estratégia que traz mais economia e qualidade ao trabalho. Uma alteração na forma de atendimento ou a criação de um novo sistema dentro da rotina dos negócios. São iniciativas que transforma os resultados das micro e pequenas empresas que serão premiadas nos prêmios MPE BrasilPrêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas e Mulher de Negócios, ambos do Sebrae.

As inscrições já estão abertas e vão até 31 de julho. Quem tiver interesse em mostrar as mudanças e as boas ideais aplicadas na sua empresa pode se cadastrar através dos sites www.mulherdenegocios.sebrae.com.br e www.premiompe.sebrae.com.br.

Donizete Böger, coordenador do Sebrae-SC Vale do Itajaí, explica que o MPE Brasil busca histórias de empreendedores que trouxeram mais qualidade e competividade aos seus negócios através de conceitos e práticas de gestão. “Os inscritos também recebem um relatório de autoavaliação, com pontos fortes, pontuação e oportunidades para melhoria. Os premiados na etapa estadual participam de um evento de reconhecimento nacional e a participação no Seminário para MPEs em Brasília”, lembra.

Já o Sebrae Mulher de Negócios reconhece as melhores iniciativas do empreendedorismo feminino do País, por meio da avaliação da gestão e de um relato. É promovido pelo Sebrae em parceria com a Secretaria de Política para as Mulheres e a Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais do Brasil (BPW), com apoio técnico da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

Quem pode concorrer
O MPE Brasil é destinado às empresas que possuem receita bruta anual de até R$ 3,6 milhões, incluindo a soma dos orçamentos de filiais e matriz, segundo o Estatuto Nacional das Microempresas e das Empresas de Pequeno Porte. Elas precisam ter pelo menos um ano, estarem no estado em que realizaram a inscrição e comprovar regularidade fiscal e estatutária.

Já as empreendedoras que querem participar do Sebrae Mulher de Negócios podem se inscrever nas categorias: pequenos negócios (microempresas e empresas de pequeno porte), produtora rural (mulheres que explorem atividades agrícolas, pecuárias e/ou pesqueiras) e microempreendedor individual (mulheres que trabalham por conta própria, com empreendimento legalizado e faturamento máximo anual de até R$ 60 mil).

Premiação
As empresas vencedoras do MPE Brasil receberão certificado de reconhecimento, relatório de avaliação com os pontos fortes e oportunidades de melhoria, participação no evento de capacitação de mercado, no segmento de gestão empresarial (para um representante por empresa vencedora, com direito a deslocamento e hospedagem), participação em missão técnica (para um representante por empresa vencedora, com direito a deslocamento e hospedagem).

As vencedoras do Sebrae Mulher de Negócios na etapa estadual ganharão um troféu, selo de vencedora e um curso da Matriz de Soluções Educacionais ou 16 horas técnicas de consultoria em gestão. Na etapa nacional, as três vencedoras ganham, além do troféu, do selo e da capacitação em território nacional, uma viagem internacional.

Donizete Böger, coordenador do Sebrae-SC Vale do Itajaí. Imagem: Daniel Zimmermann
Donizete Böger, coordenador do Sebrae-SC Vale do Itajaí. Imagem: Daniel Zimmermann