Sebrae Blumenau traz programa para pequenas empresas que buscam modelos avançados de gestão

Depois da criação de um negócio, o grande desafio dos empreendedores é fazer com que a empresa continue crescendo e se reinventando para continuar no mercado. Segundo o IBGE, somente metade das empresas brasileiras sobrevivem após o quarto ano e conseguem se manter competitivas. Para auxiliar os empreendedores de empresas de pequeno porte (EPP’s) a atingirem resultados eficientes, o Sebrae de Blumenau traz uma nova edição do programa Gestão de Indicadores de Resultados.

Os participantes recebem durante 14 meses, 127 horas de consultoria individual, 76 horas de workshops e participam de oito horas de encontros empresariais para formação de rede de contatos de negócios entre os participantes. Durante o programa os empreendedores aprendem a monitorar e ampliar resultados, aprofundar a gestão em áreas funcionais e preparar a empresa para o novo plano empresarial. “A equipe de consultores e educadores do Sebrae auxilia a empresa na implantação de modelo de gestão baseado em indicadores e metas para mensuração dos resultados”, explica a analista da entidade, Ionita Lunelli.

Ciclo para o sucesso
O primeiro passo, segundo Ionita, é a realização de um Diagnóstico Empresarial Preliminar, que irá identificar o perfil da empresa e a possibilidade de participação no programa. A partir daí os selecionados entram na primeira fase do programa: a realização do Plano Empresarial, que traça estratégias e indicadores que irão nortear todo o andamento das ações em cada empresa.

Após esta etapa, acontece o aprofundamento nas áreas de gestão: finanças, marketing, recursos humanos e processos. Em seguida acontece a revisão estratégica do negócio e a apresentação da evolução da performance, com os resultados consolidados durante o andamento do programa e a construção. Por último um novo plano empresarial é traçado. “São quatro etapas bem definidas, que dão um rumo claro aos empresários, com foco essencialmente em resultados nas necessidades exclusivas de cada empresa participante” finaliza a analista. Mais de 28 empresas do Vale do Itajaí já integraram o programa.

Como participar
Para entrar no novo grupo de empresas atendidas pelo Sebrae com o Gestão de Indicadores de Resultado, é necessário ser uma EPP e contatar o Sebrae através do telefone (47) 3702-6400.

Ionita Lunelli explica os ciclos do programa Gestão de Indicadores de Resultados.  Imagem: Daniel Zimmermann
Ionita Lunelli explica os ciclos do programa Gestão de Indicadores de Resultados. Imagem: Daniel Zimmermann
Programa integra o conjunto de soluções Sebrae Mais. Imagem: Daniel Zimmermann
Programa integra o conjunto de soluções Sebrae Mais. Imagem: Daniel Zimmermann