Melz Assessoria de imprensa

Sebrae e Instituto Gene assinam convênio para estruturação da gestão da incubadora
21/03/2016

Uma nova fase para a incubadora. Assim é que pode ser interpretada a assinatura do convênio com o Sebrae/SC na tarde desta quarta-feira (16 de março). Trata-se da ampliação do modelo Cerne. Nesta fase, o Gene deverá certificar-se no modelo Cerne 1 (iniciado em 2012) e habilita-se para iniciar a implantação do Cerne 2, seguida da certificação correspondente.

“Para a incubadora, significa estar na vanguarda. Das 10 incubadoras do Estado estamos entre as quatro que estão nesta fase”, orgulha-se a gerente de Inovação e Empreendedorismo do Gene, Shirlei Daniela Soares.

Nesta fase, que vem com o propósito de tornar a Incubadora um negócio, o Gene irá receber, até 2018, R$ 260 mil. Lançado em fevereiro de 2015, o edital prevê aporte total de R$ 28,8 milhões. Ele é destinado à implantação do modelo de gestão Cerne, que visa promover a melhoria nos resultados das incubadoras.

A assinatura do convênio com o Sebrae foi prestigiada pelo presidente do Conselho de Administração do Gene, Udo Schroeder, do diretor executivo do Gene, Edson Luiz Borges, do coordenador do Sebrae Blumenau, Donizete Böger e da gerente de empreendedorismo e inovação do Sebrae/SC, Mariana Grapeggia. Mariana explicou que 10 Incubadoras do estado foram selecionadas nesta fase do edital. “Além do Gene, iremos repassar recursos também para o Celta, Gtec, Inaitec, Intech, Inovaparq, Itfetep, MIDI Tecnológico, Sotville e Uninova”, diz.

Além de Blumenau, a regional do Sebrae no Vale do Itajaí também contempla a Gtec, de Rio do Sul.

O que é o Cerne
O Cerne é um modelo de gestão que visa a promover a melhoria expressiva nos resultados das Incubadoras de diferentes setores de atuação. Para isso, determina boas práticas a serem adotadas em diversos processos-chave, associados a níveis de maturidade (Cerne 1, Cerne 2, Cerne 3 e Cerne 4). Cada nível representa um passo da incubadora em direção à melhoria contínua.

O primeiro nível, o Cerne 1, previa sistemas direcionados ao desenvolvimento dos empreendimentos. Agora, com o Cerne 2, o foco é garantir uma gestão efetiva da incubadora como uma organização, focada em resultados.

Sebrae e Gene assinam convênio para segunda fase do edital Cerne. Imagem: Divulgação

Sebrae e Gene assinam convênio para segunda fase do edital Cerne. Imagem: Divulgação