Melz Assessoria de imprensa

Sebrae traz dicas de controle financeiro para quem trabalha por conta própria
15/03/2016

Quem optou por trabalhar por conta própria sabe que nem sempre é fácil alcançar o sucesso. Atualmente mais de cinco milhões de profissionais estão regulamentados no regime de Micro Empreendedor Individual (MEI), segundo o Portal do Empreendedor. E ser o funcionário da própria empresa e atuar de forma independente envolve uma série de desafios. A principal delas é controlar o dinheiro e evitar terminar o mês no vermelho.

Para auxiliar o MEI a organizar as contas o Sebrae criou uma série de dicas, que fazem parte da oficina gratuita Sei Controlar Meu Dinheiro. Confira algumas delas:

Mantenha o dinheiro pessoal separado: o primeiro passo, segundo o Sebrae, é manter as finanças separadas. Estipule um valor mensal que você irá receber, como se fosse um profissional contratado, e deixe a conta da sua empresa, negócio ou trabalho, separado. Não utilize para fins pessoais valores do caixa do seu negócio, para garantir a organização das contas.

Liste todas as despesas e receitas: saiba exatamente o que tem a pagar e a receber e só assuma novas dívidas se tiver certeza que conseguirá quitar. Anote todas as contas, bem como a receita, para então organizar o fluxo de caixa.

Atenção na hora de escolher o banco: as instituições financeiras não são todas iguais e vale pesquisar diversas opções antes de escolher em qual banco abrir conta. Assim fica mais fácil escolher um plano mais vantajoso para o negócio, com juros e tarifas menores.

Quer saber mais?
O Sebrae Vale do Itajaí realiza no dia 23 de março uma oficina gratuita com estas e diversas outras dicas para MEIs que querem melhorar a gestão financeira de seus negócios. A Oficina Sei Controlar Meu Dinheiro é exclusiva para o Micro Empreendedor Individual e acontece no auditório do Sebrae, em Blumenau (Rua XV de Novembro, 1466, Centro), das 18h às 22h. Para participar, é necessário se inscrever pelo telefone (47) 3702-6400.

Soluções SEI
A oficina que acontece na próxima semana faz parte do conjunto de soluções Sebrae Micro Empreendedor Individual (SEI), criada pelo Sebrae Nacional. Ela engloba nove temas, divididos em cursos presenciais e à distância, telessalas, cartilhas e audiolivros. Para saber mais basta acessar www.sebrae-sc.com.br.

Sebrae promove oficina gratuita com dicas de gestão financeira para o MEI.  Imagem: Daniel Zimmermann

Sebrae promove oficina gratuita com dicas de gestão financeira para o MEI. Imagem: Daniel Zimmermann