Segunda edição do SCMC Design Camp ocorre de 1º a 5 de novembro, em Jaraguá do Sul (SC)

Os olhares de algumas das maiores e mais inovadoras indústrias de moda e design de Santa Catarina estarão voltados para Jaraguá do Sul (SC) de 1º a 5 de novembro. A unidade local do Senai foi escolhida para receber a segunda edição do SCMC Design Camp., uma imersão que oportuniza aos estudantes e profissionais das 16 empresas associadas trabalhem juntos para resolver desafios reais das companhias.

Os alunos ficarão acampados no espaço, apoiados por um time de professores e com acompanhamento constante dos profissionais das empresas associadas. Divididos em grupos, eles competirão pelos resultados mais inovadores e com maior grau de aplicabilidade.

O processo que culmina no Design Camp
O Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC) é uma plataforma que promove a inovação através de todos os envolvidos no segmento de moda e design: dos presidentes das companhias aos professores e estudantes que se preparam para ingressar no mercado, passando pelos profissionais que já atuam nestas empresas.

A preparação para o Design Camp em 2016 foi realizada em duas etapas. Os 90 estudantes selecionados no início do processo passaram por quatro workshops que abordaram inovação, sustentabilidade, branding e identidade catarina. As programações aconteceram em fins de semanas entre agosto e outubro e as entregas dos desafios propostos foram usadas como referência para que os 30 finalistas fossem selecionados.

Já os profissionais das empresas associadas passaram por seis módulos de capacitação realizados pela Sputnik, vertical de projetos in company da Perestroika, referência em inovação e criatividade no país. O conteúdo apresentado foi uma versão avançada das temáticas recebidas pelos estudantes.

Agora, estes dois grupos vão se unir com o objetivo de propor soluções para desafios reais das companhias. Amélia Malheiros, presidente do SCMC, destaca que este foi um ano intenso para a plataforma, com uma programação que envolveu movimentação e evolução de todos que acreditam na transformação pela educação e inovação. Por isso, a expectativa para o Design Camp é grande.

“Algumas companhias já aplicam nas suas rotinas ferramentas e possibilidades trazidas pelos workshops e os estudantes evoluíram de maneira muito clara durante as capacitações. Tenho certeza que as entregas do evento serão surpreendentes”. O apoio da Fiesc para realizarmos essa segunda edição foi fundamental, afirma.

Foto: Daniel Zimmermann
Foto: Daniel Zimmermann

Programação aberta ao público
O público também poderá acompanhar e absorver conhecimento durante o Design Camp. Nos dias 2, 3 e 4 de novembro, workshops e palestras com nomes reconhecidos de design e inovação serão realizados no espaço. Já no dia 5, acontece a Feirinha Catarina, que vai reunir arte, moda, desigm gastronomia e música catarinenses no espaço, também com uma programação aberta ao público.

Os workshops, palestras e atrações serão divulgados nos próximos dias através do www.scmc.com.br.

Sobre o SCMC
O Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC) é uma plataforma colaborativa que conecta empresas e universidades de moda e design para capacitar pessoas, fomentar a inovação, estimular ambientes pulsantes e ressignificar protagonismos.

Em mais de 10 anos de atuação, mais de 50 empresas catarinenses já passaram pelo SCMC e 25 instituições de ensino aderiram à plataforma através da participação dos seus alunos. Foram mais de 400 eventos de capacitação que impactaram cerca de 30 mil profissionais e acadêmicos. Juntas, as empresas associadas faturam R$ 4 bilhões.

Atualmente, 16 empresas fazem parte da plataforma: Altenburg, Audaces, Cia. Hering, Círculo, Copa&Cia, Coratex, Cores e Tons, Dudalina, Fakini, HI Etiquetas, Karsten, Lepper, LOA Underwear, Marisol, Meu Móvel de Madeira e Tecnoblu.