Seis motivos para incluir o iogurte no cardápio

Cada vez mais, as pessoas buscam uma vida saudável, se exercitando e preferindo alimentos que trazem benefícios ao organismo. E quando se fala em produtos bons para a saúde, o iogurte sempre está no contexto. Rico em cálcio e fonte de proteínas, ele garante saciedade. Além de ser saboroso. Por isso, a nutricionista funcional Helouse Odebrecht, que também é responsável pelo desenvolvimento dos iogurtes Bem Livre, destaca seis motivos para incluir o alimento no cardápio do dia a dia. Confira:

Para emagrecer
O iogurte é uma excelente fonte de proteína, nutriente capaz de trazer saciedade, já que torna a digestão mais lenta. Por ter probióticos em sua composição, ele possibilita mais saúde e funcionamento intestinal, que também são aliados no processo de emagrecimento e eliminação de toxinas. “Porém, é importante que a qualidade do alimento seja observada com muita atenção: iogurtes que contêm açúcar, corantes artificiais e gorduras adicionadas não são boas alternativas no processo de emagrecimento”, alerta.

É bom para a pele
“O iogurte é um verdadeiro protetor da pele, por ser rico em ácido lático, uma substância capaz de melhorar a hidratação e combater infecções. É fonte de vitamina A e proteína que estão diretamente ligadas à saúde dos órgãos anexos que são pele, cabelos e unhas”, destaca Helouse.

Reforço para o sistema imunológico
Por ser produzido através da fermentação do leite por bactérias como os lactobacilos, é um excelente alimento imunoestimulante e que traz benefícios, principalmente, ao intestino. A nutricionista destaca: “Temos mais de três trilhões de bactérias, que devem estar em equilíbrio e sempre saudáveis. No intestino, elas são as responsáveis pelo sistema imunológico, e quando tudo está em equilíbrio, temos um corpo não só saudável como fortalecido”.

Importância da proteína
A proteína é o nutriente construtor e reparador de tecidos e é responsável pela formação e suporte do organismo. “Sem a substância, dificultamos a formação de músculos, hormônios, cabelos, pele e unha e suporte ao sistema imunológico. Proteínas são necessárias em praticamente todas as refeições diárias, pois também garantem saciedade e fortalecimento físico”, ressalta a profissional.

Importância do cálcio
Conhecido pela sua relevância para o sistema ósseo, os benefícios do cálcio vão muito além da formação da estrutura dos ossos e dentes. “Ele é responsável por uma série de ações no organismo: garante contração muscular, comunicação das células nervosas, cicatrização e coagulação sanguínea e é importante em todos os ciclos da vida”, lembra.

Importância dos probióticos e prebióticos
A nutricionista explica o que são probióticos e prebióticos e seus benefícios para o organismo em especial para a saúde intestinal: “Probióticos são definidos como microorganismos viáveis, que quando administrados para os seres humanos, conferem efeitos benéficos contra agressores, melhorando a saúde intestinal. Já os prebióticos são substâncias não digeridas que promovem um efeito fisiológico benéfico através do estímulo do crescimento e atividade do número limitado de bactérias nativas da flora intestinal”.

O que é o iogurte?
Helouse explica que o iogurte é produzido através da fermentação da lactose do leite, a partir da adição de lactobacilos. “E por isso é um alimento que pode promover todos esses benefícios. Nos iogurtes da Bem Livre, a ideia foi proporcionar às pessoas um produto com mais qualidade, ainda incluindo fibra prebiótica, a inulina, tornando o iogurte mais funcional e saudável”, finaliza.

A nutricionista separou, também, uma receita de bolo, que leva iogurte na massa:

Bolo de mirtilo ao perfume de limão

Ingredientes
½ xícara de óleo
3 colheres de sopa de manteiga ghee ou óleo de coco
1 xícara de açúcar de coco ou demerara
3 ovos caipira
1 colher de chá de essência de baunilha natural
2 colheres de sopa de raspas de limão Siciliano
2 colheres de sopa de sumo de limão Siciliano
375g de farinha sem glúten (3 xícaras)
2 colheres de chá de sal (10g)
3 colheres de sopa de semente de linhaça
200g de mirtilo congelado
1 colher de sopa de farinha de amêndoas para envolver os mirtilos
1 colher de sopa de fermento em pó
1 xícara de iogurte grego sem lactose e sem açúcar (260g)
½ xícara de farinha de macadâmia ou amêndoa para polvilhar

Modo de preparo
– Pré-aqueça o forno a 180ºC e unte uma forma de furo no centro com óleo ou manteiga e farinha.
– Em uma tigela, misture a farinha com o fermento em pó, a linhaça, o sal e reserve.
– Em outro recipiente, misture o açúcar com o óleo e manteiga até virar um creme homogêneo. – Adicione os ovos um a um batendo até incorporar ao creme.
– Adicione a baunilha, as raspas e o sumo de limão e mexa até misturar tudo.
– Acrescente o iogurte e mexa.
– Incorpore a farinha mexendo bem até ficar bem consistente.
– Retire os mirtilos do freezer e envolva-os na farinha. Reserve um pouco do mirtilo para acrescentar ao final do preparo.
– Misture delicadamente os mirtilos na massa.
– Despeje a massa na forma já untada e adicione os mirtilos separados.
– Asse por cerca de uma hora ou até que o palito saia limpo quando inserido no centro do bolo.
– Retire do forno e deixe descansar por 15 minutos. Desenforme e polvilhe farinha de castanha ou amêndoa por cima para finalizar.

Rendimento: 15 porções
Tempo de preparo: 1h30min

Sobre a Bem Livre
Empresa de Blumenau (SC) que desenvolveu iogurtes gregos e leite fermentado isentos de glúten, lactose e açúcar, que podem ser consumidos por pessoas sem restrição alimentar e por intolerantes à lactose ou glúten, diabéticos e celíacos. Nasceu da dificuldade que a nutricionista Helouse Odebrecht tinha em indicar opções realmente saudáveis de iogurtes para os pacientes. O marido, o empreendedor Fabiano Odebrecht, fez muitas pesquisas e criou os produtos.

Iogurtes Bem Livre têm apelo de saudabilidade e são isentos de açúcar, glúten e lactose. Imagem: Daniel Zimmermann
Iogurtes Bem Livre têm apelo de saudabilidade e são isentos de açúcar, glúten e lactose. Imagem: Daniel Zimmermann