Melz Assessoria de imprensa

Semil inicia projeto de expansão para a América do Norte
14/05/2014

A Semil, de Chapecó (SC), é especializada em equipamentos para frigoríficos utilizados na preparação de aves. A empresa alia todo o conhecimento tecnológico nos processos com a customização das máquinas: cada pedido é adaptado ao espaço, às necessidades e demandas dos clientes.

Já presente na América Latina e em alguns países da Europa, a companhia planeja agora investir no mercado norte-americano. “Estamos em fase de finalização da parceria com alguns distribuidores. É um mercado muito competitivo e crescente e temos certeza que representará uma nova fase na Semil”, aponta Claudiomir Conteratto, controller da empresa. Depois de crescer 10% em 2013, a Semil espera uma expansão de 35% em 2014.

O bom momento é alicerçado especialmente no patamar técnico que os equipamentos atingiram. “Uma das nossas grandes missões é entregar uma solução que carregue, além de tecnologia de ponta, a experiência destes 27 anos de empresa”, destaca Claudiomir.

Tecnologia a favor do negócio
O Delsoft Win, criado pela Delsoft Sistemas, foi o terceiro sistema de gestão implantado na empresa. De 2000 a 2006, os controles eram realizados através de uma plataforma muito simples, sem um grande índice de especialização. De 2006 a 2010, a Semil adotou uma solução de maior porte, mas que não atendeu às expectativas por não ser adequada à produção de equipamentos por projeto e, sim, aos seriados.

A partir de 2010, a Semil iniciou um processo seletivo para escolher uma solução que se adequasse ao porte e às necessidades da companhia. Foi aí, em 2011, que a Solução Delsoft surgiu. “Foram cinco meses de implantação e um tempo de maturação para que a equipe entendesse a importância do software”, comenta Claudiomir.

Ele complementa ainda que, na parceria com a Delsoft, a Semil conseguiu implantar a cultura de que um sistema é uma ferramenta que precisa das pessoas envolvidas para gerar resultado. “Como a equipe participou da escolha pelo software, conseguiu observar a importância de manter os dados sempre atualizados e alimentar as informações”, conta o controller.

Na prática, os resultados da Solução Delsoft surpreendem. De três dias para que um equipamento entrasse em produção, o tempo passou a ser de uma hora. Mil desenhos que compõem a estrutura de uma máquina passaram a ser enviados em 40 minutos.

“Ganhamos não só em diminuição do retrabalho e economia de mão-de-obra como também na identificação de gargalos e, especialmente, no controle da produção. Hoje, quando um cliente nos pergunta sobre o andamento do seu projeto, sabemos exatamente a porcentagem dele que já foi concluída e podemos informá-lo em tempo real”, finaliza Claudiomir.

Sobre a Delsoft
Criada em 1993, a Delsoft Sistemas possui sede em Rio do Sul (SC) e atua em todo o território nacional. Oferece soluções em software de gestão (ERP, CRM, TMS, RH, EAM) para segmentos como metal-mecânico, pré-moldados, moveleiro, logística, agronegócios e clubes.

Atualmente conta com 70 colaboradores que atendem uma carteira de mais de 5 mil usuários distribuídos em todo o território nacional. A Delsoft tem como objetivo desenvolver aplicações para a gestão de negócios com tecnologia que permitem maior flexibilidade e agilidade dos processos empresariais.

Delsoft Win auxilia Semil na expansão dos negócios. Empresa de Chapecó inicia projeto de expansão para a América do Norte. Imagem: Divulgação

Delsoft Win auxilia Semil na expansão dos negócios. Empresa de Chapecó inicia projeto de expansão para a América do Norte. Imagem: Divulgação