Melz Assessoria de imprensa

TEDxBlumenau conquista licença para edição 2016
14/04/2015

O saudosismo da equipe organizadora do TEDxBlumenau acabou. Na última sexta-feira (10), a organização mundial renovou a licença da cidade para receber mais uma edição do evento, que tem como objetivo central a disseminação de boas ideias. Desta vez, o tema do evento será Sinergia e Catarse e a data marcada é 3 de abril de 2016.

Humberto Cardoso Filho, um dos organizadores, diz que o tema foi pensado por conta da observação do cenário que a região vive. “Estamos num momento em que vários movimentos em diferentes frentes estão sendo criados, todos com sinergia e cada um com seu espaço. Acreditamos que estamos próximos à de catarse, onde uma mudança maior acontecerá”, comenta.

Nas próximas semanas, o grupo organizador se reúne para definições estratégicas e também para validação do calendário.

De acordo com Guilherme Hack, também da organização, as avaliações positivas foram fundamentais para que esta nova licença fosse concedida. “O TED é uma organização que preza muito pela sua história e pela sua marca. Das 75 respostas que tivemos à pesquisa, apenas uma foi diferente da nota máxima. Isso, além de nos deixar muito felizes, também nos credenciou para mais uma edição”, afirma.

O primeiro TEDxBlumenau aconteceu no dia 1º de fevereiro de 2015 no Teatro Carlos Gomes. Foram 16 speakers assistidos por uma plateia de 100 pessoas.

Sobre o TED
TED é uma organização sem fins lucrativos devotada às ideias que merecem ser espalhadas. Iniciado como uma conferência de quatro dias na Califórnia (nos Estados Unidos) há quase 30 anos, o TED cresceu para apoiar sua missão com múltiplas iniciativas. As duas Conferências TED anuais convidam os pensadores e executores líderes do cenário mundial para falarem por 18 minutos em uma mistura de tópicos.

Entre os palestrantes que já participaram do TED estão Bill Gates, Jane Goodall, Elizabeth Gilbert, Sir Richard Branson, Nandan Nilekani, Philippe Starck, Ngozi Okonjo-Iweala, Isabel Allende e o ex-Primeiro Ministro do Reino Unido, Gordon Brown.

As iniciativas de mídia do TED incluem o site TED.com, onde novos TED Talks são postados diariamente; o Projeto de tradução aberta, que oferece legendas e cópias interativas bem como traduções de voluntários de todo o mundo; a iniciativa educativa TED-Ed; e os TEDBooks, pequenos e-books sobre ideias poderosas.

O TED estabeleceu o Prêmio TED anual, onde indivíduos excepcionais com um desejo de mudar o mundo recebem ajuda para traduzir seus desejos em ações; o TEDx, que apoia indivíduos ou grupos de pessoas para organizar eventos independentes ao estilo do TED ao redor do mundo; e o programa Amigos do TED, que ajuda inovadores de todo o mundo que desejam mudar o mundo a ampliar o impacto notável de seus projetos e atividades.

Sobre o TEDx, x = evento organizado independentemente
No espírito das ideias que valem a pena ser espalhadas, o TEDx é um programa de eventos locais que reúnem pessoas para compartilharem de uma experiência como o TED. Em um evento TEDx, videos e os palestrantes ao vivo se combinam para acender discussões e conexões profundas em um pequeno grupo de pessoas.

Esses eventos locais são marcados como TEDx, onde x = evento TED organizado independentemente. A Conferência TED fornece um guia geral para o programa TEDx, mas os eventos TEDx individuais são auto organizados.

TEDxBlumenau 2016 será dia 3 de abril | Foto: Alexandre Zelinski/Divulgação

TEDxBlumenau 2016 será dia 3 de abril | Foto: Alexandre Zelinski/Divulgação