Três lugares que parecem a Europa, mas são no Brasil

Pomerode (SC) , Bento Gonçalves (RS) e Treze Tílias (SC) são cidades que trazem na sua arquitetura, gastronomia e cultura influências europeias. Especialista em turismo comenta sobre os locais e suas características.

Conhecer outro continente sem sair do Brasil pode ser o sonho de muita gente. Seja para ficar mais perto da cultura de suas origens ou apenas adquirir novas experiências, o país oferece lugares perfeitos com esse objetivo. “É possível se aproximar de diversas influências a partir da arquitetura, culinária e festas típicas desses locais”, diz Gelson Walker, especialista em turismo com mais de 10 anos de experiência e diretor da Tô Indo Viagens. Ele separou algumas regiões que combinam com esse propósito:

Pomerode (SC) 
Conhecida como a cidade mais alemã do Brasil, é visível a influência dos seus colonizadores nas típicas casas construídas com a técnica enxaimel. Caracterizada pelo entrelaçamento de tábuas de madeira, elas são um charme à parte para os visitantes. Casa do Imigrante, Casa do Escultor e Museu do Marceneiro são alguns dos atrativos que contrastam o passado e o presente. “Além do zoológico, que é uma ótima opção de experiência para as crianças”, destaca.

Bento Gonçalves (RS) 
Com influências italianas, a cidade é uma das responsáveis que dá nome a Serra Gaúcha de ser a maior e mais importante região vinícola do Brasil, respondendo por cerca de 85% da produção nacional da bebida. No município, além de visitar as produtoras, é possível desfrutar do produto final. Os principais atrativos na localidade são o Vale dos Vinhedos, os Caminhos de Pedra, o Vale do Rio das Antas e o passeio de Maria Fumaça.

Treze Tílias (SC)
Um pedacinho da Áustria no Brasil, a cidade conta com traços trazidos pelos seus imigrantes. Arquitetura, gastronomia e folclore estão sempre presentes nas casas e festas tradicionais. “As principais atrações são o Museu Municipal Andreas Thaler, conhecido como Castelinho, a estrutura do Mini Golfe Treze Tílias, única no país, e o Parque do Imigrante, que conta com um lago que tem uma ilha no formato da Áustria”, comenta Gelson.

Sobre a Tô Indo Viagens
Chancelada pelos mais importantes fornecedores e instituições ligadas a viagens do país, a Tô Indo Viagens tem mais de 10 anos de atuação. Além do atendimento a empresas e viajantes, a marca trabalha ainda com eventos corporativos e com a comercialização oficial de espaços para marcas nos camarotes da Oktoberfest. Mais informações: www.toindoviagens.com.br.