Três perguntas para: Camila Renaux, consultora de marketing digital

A Camila Renaux recebeu nesta quarta-feira (11) o Prêmio de Profissional do Ano de Marketing Digital pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCOMM). Mas a gente é fã, acompanha e trabalha com ela há muito tempo! É uma professora animada e uma consultora que reúne as duas coisas que adoramos: despertar e inovação sempre de olho na realidade de cada cliente e de cada mercado. Assine o canal dela no Youtube e, como a Camila mesmo diz: se joga!

1) “Conteúdo é rei”. Passado, presente ou piada?

Presente, com certeza. Você é o conteúdo que você gera. E é importante destacar que conteúdo é tudo que uma marca faz – por isso até eu gosto de chamá-lo de mensagem da marca. Uma campanha publicitária, uma ação de responsabilidade social ou da assessoria de imprensa são formas de conteúdo. Isso é uma máxima do marketing de hoje, ontem e para o amanhã.

Há, infelizmente, um conceito um pouco subvertido de conteúdo que é o clickbait. É uma forma de atrair o potencial cliente para que deixe o seu contato através de um conteúdo apelativo e fraco. Não entrega o valor que quem clica espera. Esse tipo de conteúdo é, infelizmente, uma piada – de mau gosto.

2) Menos posts inéditos X mais posts agressivos?

Nós vivemos em um momento de hiperconcorrência pelo que as pessoas tem de mais precioso: o seu tempo. Está todo mundo buscando a atenção desse consumidor, que já está sendo impactado por todos os lados. O conteúdo ideal é aquele que cura uma dor, que entrega algo que ele precisa naquele momento, e que respeita a jornada do público. Ao longo desse percurso, esse consumidor vai sendo bonificado por conteúdos que são relevantes para cada etapa. Se queremos como marca criar uma experiência singular, precisamos que o nosso conteúdo reflita isso.

3) Das tendências de marketing digital, qual é a que você aposta em um curto prazo?

Em curtíssimo prazo, sem dúvida, os vídeos. Eles trazem a possibilidade de uma experiência imersiva, em que se consegue criar uma conexão com o consumidor cara a cara. Outra questão fundamental é celular, que já é a nossa primeira tela.

Outra tendência que a gente já vê no horizonte é o uso da Inteligência artificial. É uma área ampla que já começa a aparecer forte nas estratégias das marcas, especialmente através do uso dos chatbots. É uma área que chega com possibilidade de escala e transformação para todos os envolvidos.

O que é o Três perguntas para

Aqui na Melz temos o privilégio de conviver com pessoas incríveis. Nossos colegas, clientes, amigos e parceiros são aqueles que, em poucas palavras, conseguem despertar ideias e trazer reflexões sobre diversos assuntos. E com a seção Três perguntas para vamos compartilhar um pouco disso com quem acompanha o trabalho da firma.

A ideia trazer uma dose rápida de inspiração para os seus dias. Aproveite!

Posts created 2246

Related Posts

Begin typing your search term above and press enter to search. Press ESC to cancel.

Back To Top