Valdemiz Ancellotta é destaque do prêmio Melhores Vinhos de Flores da Cunha

A cidade com maior número de vinícolas da Serra Gaúcha, Flores da Cunha (RS) oferece uma grande diversidade de aromas e sabores em seus rótulos. E na última sexta-feira (17) alguns deles foram destacados no prêmio Melhores Vinhos de Flores da Cunha. E o Valdemiz Ancellotta, da Monte Reale, recebeu o título de melhor Vinho Fino 2018.

Participaram desta edição 30 vinícolas, que inscreveram 215 amostras nas categorias vinhos de mesa e finos, espumantes (brut e moscatel) e sucos. A avaliação foi feita por 27 enólogos. O rótulo da Monte Reale pertence a safra de 2015 e traz a uva Ancellotta como destaque. Entre as características, coloração violácea intensa, aromas complexos com toques de frutas vermelhas, chocolate e tostado – devido à maturação em barris de carvalho. Os taninos são maduros e apresentam ótima textura criando elegância e profundidade.

Além deste rótulo, a Monte Reale teve outros sete entre as listas das melhores notas (acima de 85 pontos). São eles: Valdemiz Videiras Moscato Giallo, Valdemiz Videiras Merlot, Valdemiz Merlot, Valdemiz Cabernet Sauvignon, Valdemiz Videiras Cabernet Sauvignon, Valdemiz Brut e Moscatel.

Para Eleida Mioranza Soldatelli, o resultado é motivo de orgulho. “Estamos numa região que produz rótulos renomados e de muita qualidade. Ter o Valdemiz Ancellotta como o destaque geral entre os vinhos finos e outros sete listados com as melhores notas só nos faz acreditar que estamos no caminho certo”, diz.

Sobre a Monte Reale
Os registros da produção de vinhos, legado da família, datam de 1300, ainda na Itália. Na primeira metade do século XIX, integrantes da família imigraram para o Rio Grande do Sul, onde iniciaram a atividade na Serra Gaúcha. Em 1973, Valdecir Mioranza deu o pontapé inicial para a Monte Reale, vinícola que está há 45 anos no mercado nacional e guarda mais de sete séculos de conhecimento.

Cinco marcas compõem hoje o mix da vinícola, com sede em Flores da Cunha (RS). Os vinhos de mesa e sucos são comercializados com a bandeira Monte Reale. Vinhos finos chegam ao mercado com as marcas Valdemiz e Sospirolo, que produz ainda Espumantes, Brandy e outros produtos especiais. A tradicional PNS elabora vinagres finos e, ainda, com a marca Alem Bier são produzidas cervejas artesanais.