Melz Assessoria de imprensa

Veículos locais: invista, comemore e valorize
14/07/2017

[Marina Melz, que adora que os clientes sejam reconhecidos em veículos da sua comunidade e ver os olhos dos colaboradores brilhando com a notícia]

Quando a gente inicia um trabalho de assessoria de imprensa, é muito comum que os clientes tenham desejos de reconhecimento nacional. Em muitos casos, o mercado em que ele atua é de fora da cidade ou mesmo do estado onde está a sua sede. E a gente adora um desafio e tem colecionado bons cases neste sentido.

Mas estamos realizando também várias advertências em relação à valorização dos espaços locais. E isso tem algumas razões estratégicas:

1) Deixe que a sua aldeia o conheça

Já trabalhamos com algumas empresas que tinham foco nacional e, por isso, não faziam questão de se relacionarem nem com o vizinho. Nós acreditamos que o desenvolvimento de uma comunidade está muito ligado – e inspirado – pelas pessoas que vivem nela. Mesmo que o seu negócio seja extremamente voltado para o mercado externo, através da sua história ou da sua aposta em inovação, é possível que outras pessoas vejam que dá conquistar um espaço assim sendo de onde você é.

Um provérbio africano que a gente adora diz que “é preciso uma aldeia para educar uma criança”. Deixe que a sua comunidade valorize o seu negócio e que as novas gerações se inspirem nele.

2) Sua mão de obra está aqui

Todo mundo quer estar no Jornal Nacional. Mas talvez você desconheça o efeito que estar em veículos regionais traz para o endomarketing. Os amigos e familiares do seu colaborador estão aqui e quanto mais sua marca parecer na sua casa, mais eles vão estar orgulhosos em saberem que o seu conhecido trabalha na sua marca. Além disso, a mão de obra que te interessa está perto da sua sede. Um excelente profissional que trabalha na mesma cidade que você pode se interessar por integrar o seu time se ele souber que você existe e o quanto é sensacional.

3) Nunca duvide do potencial do boca a boca

Está muito enganado quem pensa que a fofoca é a única função do boca a boca. Nós mesmos já defendemos pautas baseadas em negócios locais que não eram atendidos por nós, mas que sabíamos pelos veículos regionais que estavam aqui. Estar nos meios de comunicação é dar a oportunidade que os moradores do seu estado ou da sua região batam no peito para defender o seu negócio. Ou vai dizer que não se sente orgulhoso em ter na sua cidade empresas incríveis que você não faz ideia de quem são, mas valoriza mesmo assim?

Além de tudo isso, os veículos locais fomentam a economia regional e geralmente são de empreendedores com pequenos negócios, assim como você era quando começou. E olha que nem falamos sobre a importância de citações para os buscadores, que, pode alavancar o seu negócio para o mundo.

Está vendo? Invista, comemore e valorize quando for citado em um veículo local. Ele pode parecer só o jornal ou site da sua região, mas pode ir mais longe do que você imagina.

Fique por dentro de mais dicas e novidades da Melz:
Factual X não-factual: quando não divulgar é a melhor opção
Por que não há resposta mágica para quanto investir em redes sociais
Campanha heróica: número de currículos por vaga no site da HBSIS cresce 305% com ações digitais
O que eles dizem sobre nós: parte 2!