Você já usou os resultados da assessoria para o endomarketing hoje?

Tem alguns temas que não saem da mídia, principalmente a especializada em negócios, que já são quase clichês: crise econômica, mão de obra especializada, retenção de talentos, mercado de trabalho, millenials e suas pretensões. E sabe o que tudo isso representa para quem atua com endomarketing: um baita desafio.

Isso porque, especialmente nas PMEs, nem sempre há ações, métricas, programas e, principalmente, orçamento para criar atividades para incentivar o engajamento dos profissionais. E garantir que eles se sintam parte da empresa, que são importantes para o negócio, tem um peso muito grande sobre a produtividade dos profissionais.

A assessoria de imprensa, mais do que evidenciar uma marca na mídia, pode ser uma aposta certeira de endomarketing. Porque assim como o seu cliente ou prospect, o seu funcionário também precisa saber em quais veículos você está, quais entrevistas deu, sobre o que a empresa anda falando.

Além disso, nada melhor do que abrir o jornal, aquele site preferido ou a revista que se assina e ver que a companhia da qual se faz parte está ali, contando boas histórias. É o tal do sentimento de pertencimento.

Aqui na Melz, a gente tem algumas dicas para que as equipes de marketing possam utilizar o nosso trabalho também nas ações de endo. Olha só:

  • Tem sistema lindo e fácil de acessar: nós contamos com uma plataforma online que garante a todo cliente acesso rápido às suas clipagens. Você não precisa esperar até o fim do mês para conferir o relatório e pode, por exemplo, toda semana ver o que há de novidade e compartilhar com a equipe.
  • Tem foto, sim: sabe quando rola gravação no local de trabalho? A gente, sempre que possível, acompanha. Além de garantir apoio em relação aos dados que serão repassados, tanto para a empresa quanto à equipe de imprensa, também registramos em fotos, que podem ser enviadas para o seu time, mostrando os bastidores do que virá em breve.Lá no Instagram da Melz você confere algumas dessas imagens de bastidores!
       
  • Avisar antes é ideal: nem sempre os profissionais conhecem o trabalho da assessoria de imprensa e às vezes ver aquele povo “estranho” circulando pela empresa causa certo desconforto. Nossa dica? Não deixe de conversar e explicar o que é e o que a assessoria fará junto com a equipe interna.
  • E informativo interno? Claro! Além do trabalho com a mídia, a Melz também realiza a produção de informativos internos para alguns clientes. Assim, além de descobrirmos histórias incríveis, que acabam rendendo pautas também para a imprensa, ajudamos a equipe de endomarketing a engajar o time e mostrar que a empresa pode ser um lugar agradável de se estar.No nosso Issuu estão os informativos que produzimos para a Fakini e fazem sucesso por lá. Confira!

    [Sabrina Hoffmann, que adora ver os olhos dos colaboradores dos clientes brilhando quando vêem o seu local de trabalho na mídia]