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O renascimento da Festitália através da comunicação

Depois de 27 edições, evento foi reformulado e a comunicação foi um dos grandes destaques



Em 2023, uma das programações mais longevas entre os eventos de Blumenau (SC) ganhou um novo respiro. Depois de 27 anos, o Lira Circolo Italiano profissionalizou a gestão da Festitália, que celebra o legado e a cultura trazidos pelos imigrantes italianos no Vale do Itajaí.


Liderada pelos executivos Norberto Mette e Cristina Schmitt Miranda, a reformulação do evento contemplou toda a experiência: da gastronomia às opções de bebidas, das bandas à decoração. A comunicação também ganhou destaque neste processo, com o rebranding assinado pela Molde, e a assessoria de imprensa pela Melz.


Com o lema "a cultura está na mesa", toda a estratégia para reafirmação do novo momento do evento passou por um processo de seis meses entre eventos de apresentação a formadores de opinião, entrevistas anunciando as novidades pouco a pouco e uma intensa cobertura nos dias que antecederam o evento, além das datas em que a programação aconteceu.


Fotos: Daniel Zimmermann


O desafio de comunicação

Todo o processo de reformulação passa pela valorização dos pontos positivos que tornaram aquele projeto longevo e pelo entendimento de como melhorar os pontos em aberto. No âmbito da assessoria de imprensa, foi isso que fizemos. A primeira ação desenvolvida pela Melz foi uma pesquisa entre formadores de opinião, que apresentaram suas demandas e necessidades em relação ao evento.


Durante os seis meses de anúncios de novidades, foram realizados dois grandes encontros com o objetivo de apresentar as novidades em primeira mão, aproximar repórteres de fontes e criar uma nova expectativa para o evento, que até então não recebia um planejamento específico como outras agendas realizadas na região.


Operacionalmente, textos foram sendo compartilhados com os veículos, assim como oportunidades de entrevistas foram mapeadas, executadas e acompanhadas.


Os resultados

O primeiro e mais importante resultado é o crescimento do público: 36 mil pessoas estiveram no evento, 20% a mais do que no ano anterior. Uma pesquisa realizada pelo Grupo Focus, da Universidade Regional de Blumenau (Furb), também mostrou que mais de 90% do público aprovou as evoluções do evento.


Em termos de comunicação, os números levantados pela Studio Clipagem mostram mais de R$ 2,8 milhões em valor publicitário equivalente em mídia espontânea. Foram 59 aparições em TV (com quase cinco horas de exibição local, estadual e nacional) e 34 em rádios, em um período de dois meses.


Entre os destaques esteve uma entrada ao vivo, diretamente da Festitália, para a TV Globo. O repórter Felipe Rodrigues mostrou a gastronomia da festa, com a cascata de polenta e o xis-polenta, e também o grupo Cosa Nostra, do Lira Circolo Italiano, no programa É de Casa!.



A edição de 2024 está marcada para 13 a 23 de junho, em Blumenau (SC).


Arrivederci!



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