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A Páscoa mais alemã (e midiática) em Pomerode (SC)

Em três anos de assessoria de imprensa para o evento, foram mais de R$ 18,5 milhões gerados em mídia espontânea para Pomerode (SC)



Pomerode (SC) é um sinônimo de turismo. Em 2023, foi reconhecida pelo site Melhores Destinos como o melhor destino turístico do Brasil e é sede também da Rota do Enxaimel, eleita pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma das melhores vilas turísticas do mundo. A programação de eventos consolidada na cidade é quem atrai os olhares de todo o público periodicamente para a região.


O maior destes eventos é a Osterfest, que valoriza as tradições de Páscoa trazidas pelos imigrantes alemães, como a confecção de Osterbaum, as árvores de casquinhas de ovos coloridas, e a produção de bolachas caseiras pintadas à mão. O evento é realizado pela Associação Visite Pomerode (Avip) e contou com a assessoria de imprensa da Melz nos anos de 2019, 2022 e 2023.


Durante este período, segundo dados da Studio Clipagem, foram gerados R$ 18,5 milhões em mídia através da assessoria de imprensa. O valor é o equivalente ao investimento publicitário que seria necessário para obtenção da mesma visibilidade. Foram 302 matérias só entre TVs e rádios, sempre valorizando a autenticidade de Pomerode e os bons motivos para visitar a cidade.


Você já deve imaginar que tem muita história boa pra contar sobre todos esses bastidores, né? Então vamos lá!


2019: o primeiro ano do maior ovo decorado do mundo


Em 2019, chegamos a assessoria de imprensa da Osterfest com a missão de divulgar o novo atrativo do evento: o maior ovo decorado do mundo. Além Osterbaum (árvore de casquinhas de ovos pintadas) que já estava no livro dos recordes, a busca era pelo reconhecimento de mais um atrativo.


A estratégia desenhada com a Avip foi destacar a história que a escultura trazia, para além do seu gigantismo que, por si só, já rendeu notícias. Conversamos com a artista plástica Silvana Pujol, que teve uma obra sua reproduzida no ovo, e, com base na história da vida dela, propusemos matérias que mostrarem o posicionamento de Pomerode como inovadora do ponto de vista turístico sem esquecer a autenticidade que é a marca da cidade.


Segundo o relatório da Studio Clipagem, conquistamos R$ 6,1 milhões em retorno de mídia apenas de rádio e TV de fevereiro a abril de 2019. Este ano, tivemos um dos dias históricos para o evento: em 20 de abril, foram exibidas matérias no Jornal Nacional, no Jornal das 10 da GloboNews e uma entrada ao vivo aconteceu para o programa É de Casa!.


Na matéria do Jornal Nacional, os destaques foram a história da artista Silvana Pujol e das famílias que mantém, de geração em geração, a tradição das Osterbaum


O ano de 2021 ficou marcado como a maior Osterfest da história, com mais de 200 mil visitantes em cinco semanas de programação. A partir do ano seguinte, o evento ganhou mais um mês de duração.


2022: o recomeço da festa depois da pandemia


Depois de dois anos sem atividades por conta da pandemia, a Osterfest voltou a sua programação. O desafio desta edição foi comunicar os cuidados sanitários que estavam sendo tomados pela organização - com limitação de público concomitante, por exemplo - sem que isso prejudicasse o fluxo de pessoas.


Contamos várias histórias nesta edição. O Jornal Hoje, da TV Globo, por exemplo, conversou com Davi Gomes, um caminhoneiro que decidiu se dedicar ao artesanato quando chegou em Pomerode. Também com Nicole Schroeder, que pintava ovos desde criança na escola e participou da Eier Parade, expondo pela primeira vez um ovo de dois metros de altura na cidade.


Outro destaque desta edição foi uma entrada ao vivo com mais de sete minutos no Programa Mais Você, comandado por Ana Maria Braga. Nele, o repórter Felipe Sales conversou com uma das artesãs responsáveis pela arte do ovo, mostrou toda a estrutura da festa e ainda o artesanato produzido na cidade.


No Mais Você, foram sete minutos ao vivo para todo o país mostrando a estrutura e os detalhes do evento


Na edição de 2022 também se consolidou uma máxima da assessoria de imprensa: os resultados nem sempre são imediatos, mas não deixam, por isso, de serem impactantes. Através do evento, Pomerode foi um dos destaques do programa Anota Aí, apresentado por Titi Müller para o Multishow, exibido no dia 15 de julho. Um dos mais longevos programas sobre turismo da TV brasileira teve um episódio mostrando alguns lugares que não pareciam ser no Brasil. Emplacamos não só a Osterfest, como também a Rota Enxaimel e a Bier Vila, em Blumenau (SC), como principal casa especializada em cerveja da região.


Neste ano, foram R$ 7,3 milhões em retorno de mídia gerado pela assessoria de imprensa só em TV, com 76 veiculações sobre o evento. Os dados são da Studio Clipagem.


2023: a reconquista do título no Livro dos Recordes


Depois de perder o título de maior ovo decorado do mundo para uma cidade na Espanha, Pomerode decidiu ampliar ainda mais a estrutura para recuperar o posto em 2023. Deu certo. No primeiro fim de semana de Osterfest, uma juíza internacional do Guinness World Records esteve na cidade para atestar o feito. Só no primeiro dia, foram 25 minutos ao vivo em emissoras de TV locais e estaduais.


Mais uma vez, na assessoria de imprensa a ideia foi valorizar a autenticidade de Pomerode, muito presente nas histórias dos seus moradores e a estrela da edição foi Joana Waccholz, uma das poucas representantes da pintura em porcelanas que ainda é ativa na cidade. Foi dela a arte que estampou o maior ovo decorado do mundo. O Jornal Hoje, por exemplo, contou essa história e também mostrou três gerações de uma mesma família unidas pela tradição da pintura de casquinhas para o Natal.




Também foi durante a Osterfest em 2023 que acompanhamos a repórter Mari Kateivas, do site Melhores Destinos, em algumas programações pela cidade. Foi neste ano que a cidade ganhou o prêmio de Melhor Destino Turístico do Brasil. Em 2023, o retorno de mídia apenas da Osterfest foi superior a R$ 5 milhões.


Três aprendizados sobre comunicação de eventos e destinos que tivemos com a Osterfest


Nestas três edição de Osterfest, lidando diretamente com os organizadores do evento, os expositores e o público, nós aprendemos muito sobre como esse tipo de agenda precisa funcionar para garantir mais espaços de mídia.


Vamos compartilhar três destes ensinamentos:


  1. Assessoria de imprensa é estratégia e deve ser envolvida em momentos estratégicos Desde muito antes do anúncio das atrações do ano, nós fomos ouvidos em decisões estratégicas para o evento. Da programação às atrações, passando pelo mapeamento de oportunidades e desafios que poderiam ser enfrentados. Isso fez com que pudéssemos definir estratégias para cada etapa, pensar em como dar visibilidade para cada notícia e ampliar o nosso olhar sobre quais histórias poderiam compor a narrativa que construímos para a Osterfest.

  2. Um evento é feito de muitas perspectivas Contamos a história da Osterfest sobre muitas perspectivas. A primeira - e mais óbvia - dos artistas que participaram da arte reproduzida no ovo. Mas não só: o time de escultores que construiu a estrutura, as doceiras que produzem bolachas e suas receitas, os músicos que animavam o palco, os negócios afetados pelo evento (até na lavanderia que cuidava da roupa do coelho nós fomos!), turistas que vieram de perto e de longe, delegações de outras municípios que vão ao evento para aprender, moradores da cidade que se conectam ao evento pelo elo invisível da tradição. Para que a Páscoa de Pomerode chegasse tão longe, nós ouvimos histórias de muito perto.

  3. Discurso alinhado é o que garante a mensagem certa Em todas as edições, houve um alinhamento de discurso documentado e discutido entre todas as fontes do evento. Mensagens centrais que gostaríamos de transmitir, termos a serem evitados, datas da programação que mereciam algum destaque. Para atender toda a demanda de imprensa gerada pela assessoria de imprensa, muitos porta-vozes foram acionados. O que contribuiu de forma ímpar para o destaque que o evento recebeu foi ter todas as pessoas com informações claras e únicas.


Foram três anos incríveis, com muito mais coisa para compartilhar. Se você quiser saber mais ou começar a preparar a comunicação do seu evento - esteja ele onde estiver! - conte com a Melz!



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